quarta-feira, 25 de março de 2009

Linvox - Sistema Linux voltado para deficientes visuais



Contador de acessoVisitas


O DOSVOX

O DOSVOX é um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ dedicado aos deficientes visuais. Através de uma síntese de voz, a comunicação computador / usuário é feita dando total independência aos mesmos.

O "sistema" foi desenvolvido em princípio para o SO DOS, por isso o nome DOSvox, que não se alterou apesar da evolução do projeto. Hoje o DOSVOX pode ser utilizado até no Windows Vista.

O que diferencia o DOSVOX dos outros softwares de síntese de voz é que o DOSVOX não é um simples leitor de tela, o que faz com que deficientes se esforcem para entender layouts desenvolvidos para videntes. O DOSVOX é uma complexidade de sistema que leva em consideração as necessidades e limitações dos deficientes visuais, tornando assim os softwares agradáveis, fáceis e práticos sem interferir na eficiência.

Apesar de utilizar a primeira síntese de voz brasileira, nada impede que utilize outra síntese de voz ou outras sínteses comerciais incluindo sínteses em outros idiomas.

O DOSVOX é uma série de programas que permitem que as tarefas diárias sejam feitas sem esforço pelos cegos. O programa é composto de uma interface adaptativa para o sistema operacional, no qual permite fazer as operações básicas como copiar; mover, renomear, criar, excluir arquivos e diretórios, formatar mídias etc; navegador, correio eletrônico, editores de texto, bate-papo, trocador de arquivos, tocador de mídias e tudo que uma pessoa normalmente necessita ter no computador para seu uso diário e profissional.

A melhor parte do projeto é que praticamente todos os desenvolvedores são deficientes visuais. Exceto o Gerente do Projeto, meu grande amigo José Antônio Borges e na época EU. O projeto demostra a grande qualidade dos desenvolvedores cegos como Marcelo Pimentel e meus amigos: Bernard Condorcet, Neno ALbernaz e Renato Costa.


O LINVOX

O LINVOX é o início da transformação do sistema DOSVOX e seus utilitários para o sistema operacional Linux.

Essa necessidade mostra o crescimento do Linux que faz com que os softwares sejam criados para essa plataforma por necessidade de seus usuários. Neste caso específico mostrando o a necessidade da utilização para um grupo que muitos consideram inusitado.

Como avia necessidade de resultado em um curto espaço de tempo, essa primeira versão não foi rescrita para a plataforma Linux e sim optado pela utilização do emulador wine. O resultado segundo os desenvolvedores foi "extremamente satisfatório". Porém esperamos que um LINVOX nativo seja nos apresentado em breve.

A versão está disponível para o Kurumin 6.0.

Instalando o LINVOX
Quem já utiliza uma distribuição do Linux pode optar pela instalação manual. Porém quem não tem pode optar pela utilização de um CD com uma imagem ISO pré-configurada. Neste caso não é necessário a instalação do Linux na máquina, pois o CD é butável e contém o LINVOX baseado na distribuição Kurumin.

A imagem criada para rodar a partir do CDROM vem com o Kurumin, o Wine e o Linvox pré-configurado. Neste caso os arquivos serão carregados na memória fazendo com que seu desempenho dependa da velocidade do CD-ROM e da quantidade de memória disponível em sua máquina.

Também é possível através do ISO instalar o Lurumim, o Wine e o Linvox direto no HD, o que deixará a execução do Linvox mais rápida, porém essa instalação APAGARÁ O SEU HD.

As ISOs podem ser baixadas de:

* http://intervox.nce.ufrj.br/linvox/linvox-2.0.iso


Verificador MD5:
http://intervox.nce.ufrj.br/linvox/linvox-2.0.iso.md5

Para quem já utiliza o Linux e deseja fazer a instalação manual (Debian):

Instale o Wine:

# apt-get update
# apt-get install wine

Baixe o Linvox de:

* http://intervox.nce.ufrj.br/linvox/linvox-2.0.deb


# cd $HOME
# dpkg -i linvox-2.0.deb
# tar -zxvf linvox_local-2.0.tar.gz
# chown -R knoppix.knoppix .wine (ou o nome da sua conta no lugar de knoppix)

Se o seu sistema não possui o comando dpkg, você pode usar ainda:

# cd /
# tar -zxvf linvox.tar.gz
# chmod -R 755 /opt/winvox
# cd $HOME
# tar -zxvf linvox_local-2.0.tar.gz
# chown -R knoppix.knoppix .wine (ou o nome da sua conta no lugar de knoppix)

Estes comandos devem instalar o DOSVOX no diretório /opt da sua partição Linux e os arquivos com as configurações do WINE e do DOSVOX no seu diretório local.

Não esqueça de instalar o fonte "Courier New" com o comando "wine courier32.exe", para uma formatação adequada do DOSVOX para os videntes.

Para maiores informações visite o site do projeto:

* http://intervox.nce.ufrj.br/linvox/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogados
Visitas